c


==============================

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O mercado funciona assim.

.

Quem é seu pior inimigo no mercado? Resposta: Você mesmo! É isso aí, a maioria dos erros que cometemos na Bolsa é de origem psicológica.

Algumas pessoas são muito passivas, identificam a melhor hora para comprar, mas não conseguem tomar a decisão a tempo. Assistindo ao mercado subir, elas percebem que estavam certas e o que era uma entrada estratégica vira uma entrada emocional. É nesse momento que cometem o erro de pagar caro, já que a emoção impede que continuem presenciando a alta. Mas o mercado não perdoa e, muitas vezes, cai bem na hora que decidem entrar de fato. A culpa, normalmente, é atribuída à falta de sorte, parece até que é pessoal, mas a verdade é que o erro é anterior e psicológico.

Outros agem de maneira totalmente contrária. São agressivos demais, entram cedo demais, saem cedo demais, trocam demais de papel, operam excessivamente e, de novo, o que o fará perder não é a falta de sorte, ou qualquer outra coisa parecida, mas, sim, sua própria mente.

Quando pergunto para as pessoas o motivo que as levam a operar no mercado, quase 100% respondem: “para ganhar dinheiro”. Acontece que, na maioria das vezes, muitos outros motivos estão envolvidos: o desafio, a emoção, o prazer, enfim, todas as emoções que estão relacionadas aos jogos de azar. Por essa razão, o mercado também se mostra perigoso. Ele pode até gerar o vício.

Lidamos diretamente com a parte mais sensível do ser humano: o bolso - que, na prática, gera indisciplina. Por exemplo, se um cirurgião operar um paciente pensando apenas em quanto vai lucrar, suas chances de erro aumentariam muito. A situação é a mesma para advogados, analistas, empresários, enfim, para todos os profissionais. O serviço precisa ser bem feito e o dinheiro será consequência.

O mercado funciona assim. O problema aqui é que seu dinheiro aumenta e diminui dia após dia e é muito difícil isolar o “ganhar dinheiro” do “operar corretamente”. Isso é o que leva à maioria dos erros e perdas. O trader é sempre insatisfeito. Quando ganha, sai cedo demais. E, até se compra na mínima e vende na máxima, pensa que poderia ter negociado um lote maior. O motivo para tamanha insatisfação é que a mente humana lida com o dinheiro e não com a “operação correta”.

Precisamos, primeiro de tudo, nos conhecer melhor, saber se somos passivos ou agressivos demais e, principalmente, o que estamos fazendo, qual estratégia utilizamos. Só assim iremos “operar corretamente” para, consequentemente, ganharmos dinheiro, nunca na ordem contrária.

.

Nenhum comentário: